Experimente o DWRH grátis por 14 dias

O que é Recursos Humanos (RH)?

O termo recursos humanos se dá ao conjuntos de empregos ou colaboradores de uma organização. O mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. A área de Recursos Humanos em uma empresa, tem semelhança na razão de existir com todas as outras áreas.

Teste grátis o nosso sistema de recrutamento e seleção de pessoas

Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso. Então o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso ?pessoas?. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.

 

O que é Gestão de Recursos Humanos?

Gestão de recursos humanos tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

 

Alguns termos do RH:

Gestão de pessoas: Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos. Neste âmbito, as habilidades humanas assumem importância capital para qualquer gestor. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competências.

Headhunting: Abordagem confidencial e direta de quadros superiores, com o objetivo de selecionar os profissionais que se destacam no seu setor de atividade, quer pelos seus conhecimentos técnicos quer pela sua experiência.

Recrutamento e seleção: Tem por objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados (nem sempre o melhor é o mais adequado) para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política ou prática da organização. Uma seleção objetiva, isenta, criteriosa e ajustada, além de ser o espelho de uma organização, acaba contribuindo bastante para a performance de uma empresa.

Desenvolvimento organizacional: A área de Desenvolvimento de Pessoas, no RH, como o próprio nome diz, é responsável por construir ferramentas e metodologias para que as pessoas se desenvolvam, dentro da estratégia da empresa. O termo desenvolvimento é muitas vezes confundido com treinamento. Treinamento faz parte do desenvolvimento, mas não é apenas treinamento que desenvolve um ser humano. Podemos resumir desenvolvimento como um ser humano sair de um ponto ?A? para um ponto ?B?, sendo o ponto ?B? melhor que o ponto ?A?, ou seja, houve crescimento, mudança de patamar, etc.

Consultoria interna: A Consultoria Interna de Recursos Humanos (HR Business Partner) é um modelo que visa uma atuação mais estratégica, aproximando o RH das áreas de negócio. Nas empresas por onde trabalhei, eram dois os principais objetivos. De um lado, garantir excelência na gestão de pessoas, possibilitando o acesso às estratégias e ferramentas de RH de um modo mais aplicável e customizado para as necessidade de uma área específica da empresa. Por outro lado, aproximar a área de RH da estratégia e das necessidades de cada área de negócio, tornando os profissionais de RH focados no negócio trazendo uma verdadeira inovação nas estratégias e processos RH, antecipando tendências de maneira efetiva e com impacto real no resultado.

Redes sociais